terça-feira, 28 de junho de 2011

Matrix - Resumo e focos do caos

Matrix é um excitante, atraente e intrigante filme de ficção científica que guarda em sua estrutura a característica de fazer citações a várias outras obras, no âmbito literário, científico e até religioso.

Thomas Anderson, o “Neo”, durante o dia é um programador, funcionário aparentemente comum que trabalha para uma empresa de software, a Metacortex, mas que a noite se mostra um poderoso hacker, que vive invadindo e roubando programas complexos, descobrindo numa dessas invasões um programa conhecido como Matrix.


Anderson, na verdade, vive inconscientemente uma insatisfação e sensação íntimas de que algo de errado está acontecendo no planeta, o que o faz procurar incansavelmente Morpheus, quem ele supõe ser um terrorista. O que ele desconhece é que Morpheus não só procurou por ele como o encontrou e observou por longo tempo convencendo-se de que ele seria o “escolhido” para restituir à humanidade autonomia e vida normais.

Contatado por Trinity, Anderson é levado até Morpheus, que revela àquele o verdadeiro significado de Matrix. Num processo autoevolutivo, as máquinas assumem o controle do mundo, subjugando completamente a raça humana, extraindo de seus corpos, assim como faziam com o sol, a energia que precisam para manterem-se funcionando. Nesse processo, elas percebem que o cérebro humano precisa se manter funcionando, desta forma, as máquinas lhes transmitem virtualmente uma ambiência virtual referente ao ano de 1999, período em que Neo e o resto da humanidade supõem viver.

Porém, através de escutas telefônicas, as máquinas conseguem encontrar Neo quase que simultaneamente ao encontro com Morpheu. Chamado a cooperar com os agentes humanóides e recusando-se, tem um software eletrônico (bug), de rastreamento implantado em seu corpo com o objetivo de segui-lo encontrando e destruindo os humanos “rebeldes”, sendo esse, porém, retirado por Trinity.

Convencido por Morpheus, Neo decide pelo engajamento nessa luta e invade o Matrix, despertando ainda atônito por ter sido sedado, sendo expelido quase que imediatamente, já que na verdade está conectado, porém vivo, não tendo utilidade para as máquinas. Assim, é resgatado por Morpheus e Trinity iniciando seu treinamento com o fito do enfrentamento.

Seu treinamento tem como base o princípio da virtualidade e conseqüente irrealidade do Matrix, desta forma seria possível viver nela como se estivéssemos num jogo de videogame de realidade virtual. À partir de tal princípio, Neo tem seu cérebro conectado à vários programas de computador específicos, assimilando quase que imediatamente seus conteúdos.

No enfrentamento Neo assemelha-se em habilidades às máquinas, não conseguindo, no entanto derrotar de imediato o agente Smith, tendo seu corpo morto, porém seu espírito ainda preso no Matrix. Sendo assim, Trinity dirige-se ao seu corpo declarando seu amor, dando a ele a motivação necessária para um novo enfrentamento com o agente humanóide, conseguindo desta vez, seu intento que era derrotá-lo.

Liberto em espírito, mas supostamente ainda ligado ao programa atroz, Neo parece perceber o código do mesmo e deixa um recado por telefone que sua luta não terminava ali e que ele libertaria tantas mentes humanas quanto lhes fosse possível.

Ação/ Causa

Reação/Efeito

Neo enquanto hacker, descobre a Matrix

Morpheus vai atrás dele. O Agente Smith também.

Morpheus oferece duas pílulas a Neo: uma azul e outra vermelha

O jovem escolhe a vermelha

Escolhe a pílula vermelha

Tal ato serve de gancho para os demais eventos posteriores.

Ficha Técnica:

Matrix

Ano: 1999

Direção: Andy e Lana Wachowski

País: USA

Gênero: Ficção Científica, Ação e Aventura

Duração: 136 min

Fonte: IMDB

http://www.imdb.com/title/tt0133093/

Nenhum comentário:

Postar um comentário